sexta-feira, 12 de abril de 2013

Abre a Boca, Calabar


Poetas do Calabar terão livro lançado no 27º Salão do Livro de Genebra


A obra Abre a Boca, Calabar reúne escritos de 50 autores do bairro soteropolitano

O livro Abre a Boca, Calabar (Pimenta Malagueta Editora) será lançado durante o 27º Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra, que acontece de 1º a 5 de maio de 2013. A publicação estará no estande D426, do Projeto Varal do Brasil, organizado pela escritora Jacqueline Aisenman, brasileira radicada na Suíça. São reunidos poemas de 50 autores que participaram do concurso literário realizado pela Biblioteca Comunitária do bairro soteropolitano, em 2009 e 2010, numa ação idealizada pelo jornalista e escritor Valdeck Almeida de Jesus. A coletânea foi então concretizada através de apoio concedido pela 2ª Chamada do edital Calendário das Artes 2012, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA).

O projeto de inclusão literária e social, de incentivo à leitura e à escrita, vem dando resultados positivos, sobretudo na vida dos frequentadores da biblioteca da comunidade. A obra prestigia jovens do bairro e, segundo Rodrigo Rocha Pita, coordenador da Biblioteca Comunitária do Calabar, “É uma forma de fomentar a cultura e a valorização do bairro, retratadas sob o olhar poético de meninos e meninas que participaram da seleção”.

A relação do escritor Valdeck Almeida de Jesus com a Biblioteca Comunitária do Calabar começou quando cursava jornalismo e trabalhou num projeto que envolvia estudantes e a comunidade. “Conheci o bairro, me apaixonei pelo lugar e pelo trabalho que já era realizado pela biblioteca comunitária, tal como roda de leitura, dramatização de poemas, teatro infantil etc. Doei vários livros de minha autoria e de outros autores. Aí, participei de oficinas de poesia e, do resultado das oficinas, surgiu a ideia de transformar em livro”, relembra Valdeck, que estará na Suíça para o lançamento.

Valdeck Almeida de Jesus é jornalista, funcionário público, editor de livros e palestrante. Membro correspondente da Academia de Letras de Jequié e efetivo da União Brasileira de Escritores (UBE). Publicou diversos livros e participa de mais de 80 antologias. Organiza e patrocina o Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia, desde 2005, o qual já lançou mais de mil poetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário