segunda-feira, 12 de agosto de 2013


Foto: Palestra “A Ficção científica em obras audiovisuais e literárias”
Orlando Lopes, Prof. do Departamento de Línguas e Letras da UFES
13 de fevereiro - 16 horas 
Sala 30 do CEMUNI I - Centro de Artes
Campus de Goiabeiras
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

A Ficção científica em obras audiovisuais e literárias
Orlando Lopes 
Prof. do Departamento de Línguas e Letras da UFES


A palestra será dividida em três momentos, buscando estabelecer uma noção ampla de “gênero” aplicado à Literatura, ao Cinema e aos Games. Estabelecendo aproximações e contrastes entre cada “modo de produção” de narrativas disponíveis no mundo contemporâneo, pretendemos considerar elementos significativos para a instauração e o reconhecimento de convenções empregadas para gerar o clima de “ficção científica” em narrativas literárias, audiovisuais e lúdicas.

1) Dar uma geral no conceito de gênero: na Literatura e no Cinema
2) A ficção científica como gênero: discurso, estruturação, funcionalide, efeitos
3) Uma agenda fictícia: sugestões para roteiristas interessados em ficção científica

Público de interesse: Estudantes de graduação e de pós-graduação interessados em aprofundar contato com a noção de “gênero” para aplicação em atividades culturais e técnicas (iniciação científica, projetos de tcc, monografia, dissertação, tese, roteiros, pilotos de vídeo e jogos).

Após a exposição (de aproximadamente 50 minutos), serão comentadas questões apresentadas pelos ouvintes. No encerramento será feita a abertura simbólica de grupo(s) de trabalho para produzir roteiros e formalizar a criação de um projeto de extensão, o Laboratório de Roteiros "Fazendo Gêneros".

Orlando Lopes é professor de Literatura no Departamento de Línguas e Letras, ativista cultural e poeta. Ministra cursos sobre gêneros literários na graduação e desenvolve pesquisa sobre poética comparada na pós-graduação, é Vice-Presidente da Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologias Educacionais (Abehte). Ocupa atualmente o cargo de Secretário de Cultura na Superintendência de Cultura e Comunicação da UFES.

A Mostra OVNI é uma promoção conjunta da UFES com um conjunto de ativistas do audiovisual no ES. Se você trabalha ou tem interesse em participar de atividades culturais e/ou acadêmicas nessa área, sinta-se convidad@ a aparecer para conhecer pessoas e instituições.

 http://on.fb.me/1crhIFm

 
 
A ficção científica e as obras audiovisuais e literárias 
Orlando Lopes
 
13 de agosto - 16h
Sala 30 do CEMUNI  I
Centro de Artes
Campus de Goiabeiras
Ufes
Vitória  ES
 
Siga aqui.
 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário