quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

O que estou lendo!



A vida é breve? "Não", responde Sêneca. "[...] não digas que fulano viveu muito porque tem cabelos brancos e rugas. Ele não viveu muito. Apenas durou bastante". Para o filósofo, que viveu durante o primeiro século da era cristã, a vida é mal aproveitada, ou melhor, o tempo de vida é mal administrado.

A brevidade da vida
Sêneca
Tradução de Luiz Feracine
São Paulo: Escala, 2007.



A constância do sábio
Sêneca
Tradução de Luiz Feracine
São Paulo: Escala, 2007.

Em A constância do sábio, Sêneca preconiza a inexorabilidade do indivíduo diante das injúrias e das contumélias, que são ofensas leves. Quem possui a sabedoria não sofre nem se sente ofendido por tais invectivas, pois, estando seguro de si em suas virtudes e com elevada autoestima, toma o ofensor como um bebê que puxa os cabelos da mãe.


El-Buainin Vieira Machado
Vila Velha  ES  Brasil


O que estou lendo é o convite desta RELer&fazer, a fim de fortalecer a relação em rede que estamos construindo em prol do exercício da leitura.

Será instigante: envie-nos seu comentário sobre o que você está lendo.

Será estimulador: escreva um texto, entre 250 e 300 caracteres, com o vigor de seu olhar, e envie para reler.e.fazer@uol.com.br. Pode ser em formato PDF ou Word.
No texto, coloque também seu nome, sua cidade e seu país, e as referências do objeto de leitura (livro, filme, pintura, fotografia, escultura, arquitetura [...]).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário