sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Luiz Alberto Mendes: do semianalfabetismo e da prisão ao prêmio Jabuti

Luiz Alberto Mendes nasceu, em 4 de maio de 1952, em São Paulo. Jovem ainda, foi condenado a mais de 100 anos de prisão, dos quais cumpriu 32. Semianalfabeto, seu envolvimento com a leitura se deu pelo ouvido: a história de Jean Valjean lhe foi contada através do encanamento da solitária: 

E o cara começou a contar história e eu não gostava, mas só tinha o cara pra conversar. E aí conversando, aí daqui a pouco ele começou a contar uma história de livro que me interessou. E o primeiro livro que ele me contou foi os “Os Miseráveis", do Victor Hugo. Livrão, que eu sei é dessa grossura assim, setecentas e cacetadas de páginas. Ele me contou em episódios porque não podia conversar, era só de madrugada. 

Siga essa história com o Museu da Pessoa. Luiz Alberto Mendes também conversou com Antônio Abujamra em Provocações da TV Cultura aos 12 de junho de 2010. Em Letras e Leituras, pode-se saber um pouco mais sobre seu percurso. Adriana Ferrari da Biblioteca de São Paulo, por sua vez, nos faz conhecer um outro lado da moeda: 

[...] a transformação da extinta Casa de Detenção de São Paulo no Parque da Juventude e a produção literária que explora relatos sobre o sistema carcerário, abordada através de depoimentos de Bonassi, co-roteirista do filme Carandiru, e Luiz Alberto Mendes, que ficou detido por mais de 30 anos e transformou sua experiência na prisão em literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário